A Quinta

QUINTA DE SANTO ANTÓNIO

A Quinta de Santo António é um típico monte alentejano, entre Ponte de Sor e Alter do Chão.

Foi uma quinta abandonada durante muitos anos, contém um terreno fértil aonde existia muitas árvores de fruto como: marmeleiros, figueiras, pereiras, macieiras e laranjeiras e Oliveiras.

Consta nas memorias dos mais velhos da Aldeia de Seda que era a quinta aonde a População ia comprar fruta.

Na aquisição em 2013 a Quinta encontrava se completamente degradada, com muito empenho a quinta foi reerguida com cerca 30 mil oliveiras arbosanas e 1 hectare de maracujá roxo em estufa. Contem também zona de pastagem com Gado Bovino em especial já com alguns Red Angus . Temos também os “os Guardas da Quinta” a Castiça e o Rambo (rafeiros Alentejanos).

A água é um bem preciso na Manutenção da Quinta, A zona de Seda tem um solo muito argiloso e Fértil mas a agua é muito difícil obtê-la, toda a água da quinta vem de furos que tem as suas limitações , e por respeito a este bem tão preciso, alimentamos a cultura de não o desperdiçar. Um dos objectivos principais deste projecto é estar em consonância com a Mãe Natureza.

A vista da quinta sobre os montes e planícies é arrebatadora, acalma a alma. Aqui podem ser avistadas várias espécies de aves completamente diferentes do normal do nosso Pais. Nestas paisagens consegue se ver todo o tipo de culturas em Sequeiro feitas nesta Zona do Alto Alentejo, Planícies infinitas de Sobreiros e Azinheiras, Olivais e até Vinhas, pastagens de Gado e grandes sementeiras de trigo e pasto.

Recentemente foi criado o projeto de turismo em Espaço Rural “casinhas de Santo António”. Sentimos muito orgulho neste projecto e queremos que todos possam experimentar e dividir a mesma paixão pelo campo.

VIDA NA QUINTA